Indicadores - Medias moveis




Médias móveis são uma das mais populares ferramentas para análise técnica. Podendo ser utilizadas sozinhas ou, de preferência, em conjunto com outros indicadores técnicos.

A média móvel pode ser simples ou exponencial. Elas são calculadas utilizando o preço de fechamento e estão sempre "atrás" do preço, por isso são utilizadas mais como indicadores de tendência, sendo melhores aplicadas quando o mercado apresenta tendência definida de alta ou baixa e não em mercado voláteis.

A média móvel utilizada aqui é a exponencial, que responde mais rápido às variações do mercado porque atribui mais peso aos preços mais recentes. O período utilisado por nós é de 7 e 26 dias.

Quanto menor o período (dias) usados na média móvel, mais rápido é a reação com as mudanças do preço. Inicialmente, poderia-se pensar que quanto mais rápido a resposta melhor os resultados, porém isso nem sempre é verdade, porque quanto mais sensível um indicador mais sinais de compra ou venda ele dará, podendo dar sinais falsos com mais frequência.

Se um indicador é menos sensível ele dará sinais mais corretos, porém também pode ser muito tarde. Esse é sempre o dilema da análise técnica, entre a sensibilidade do indicador contra a qualidade dos sinais de compra ou venda.

O investidor deve experimentar diferentes períodos para a média móvel a fim de encontrar o que melhor se adapta ao mercado e à ação.

Há três principais caminhos para identificar a tendência de uma ação com o uso de médias móveis :
  • O primeiro caminho usa a direção da média móvel, se ela está subindo, a ação está com tendência de alta. Se a média móvel esta caindo, também está a ação.
  • O segundo caminho para identificar a tendência do mercado é a localização do preço em relação à média móvel. Se o preço está acima da média móvel, a ação é considerada com tendência de alta. Se o preço está abaixo da média móvel, a tendência é de baixa.

  • O terceiro caminho utiliza uma média móvel de curto prazo e outra de longo prazo. Quando a média móvel de curto prazo está acima da média móvel de longo prazo , a tendência é de alta. E quando a média móvel de curto prazo está abaixo da de longo prazo, a tendência é de baixa.

Fonte texto: http://www.grafbolsa.com/help/mm.html
Fonte figura: FXCM Trading station